5 de junho de 2020

Sulista comemora o Dia da Logística com live no Instagram

Para celebrar o Dia da Logística (6/6), a Sulista promoveu uma live em seu perfil no Instagram, com a participação de Josana Teruchkin, diretora executiva da empresa, e Marco Antonio Oliveira Neves, diretor presidente da Tigerlog, consultoria e treinamento em logística. A conversa tratou dos desafios da logística na nova realidade criada pela pandemia de Covid-19. Para Josana, o cenário é desafiador e sem precedentes e nada mais será como antes. O diretor da Tigerlog destacou que o profissional de logística já lida com esse cenário de volatilidade e que a pandemia é apenas mais um obstáculo. “Tenho certeza que vamos sair muito mais fortes e melhores dessa crise. As empresas já estão aprendendo e se adaptando a esse cenário. Existe, no entanto, uma dificuldade na mão de obra e carência tecnológica”, afirma. “É um momento de testar, antecipar projetos. Tentar fazer diferente”, acredita Josana. Mudanças pós pandemia Para Marco Antonio, o planejamento estratégico tem grande importância e o curto prazo ficou mais relevante. Em função da crise, a frequência de revisão do planejado deve aumentar. “É necessário planejar com diversos cenários e revisitar os pontos”, antecipa. O investimento em tecnologia deve ser constante e, na crise, constatou-se a importância da torre de controle, que faz a gestão com o monitoramento ativo, e dá ao gestor e sua equipe, informações em tempo real para tomada de decisão, tanto no nível operacional quanto estratégico. A Sulista é pioneira no uso dessa tecnologia, conforme destacou Marco Antonio, que implantou a Torre de Controle há mais de 5 anos. “Um esforço que foi feito lá atrás e hoje é uma vantagem competitiva frente às outras empresas de logística, que não fazem uso dessa tecnologia”, destacou o consultor. A política de home office adotada pelas empresas durante a pandemia também foi comentada na transmissão ao vivo. “Se você tem metas e está tudo muito claro, não importa quantas horas a pessoa vai trabalhar, e sim como será a entrega. É uma tendência que deve continuar crescendo após o fim da crise. Mas nem todo mundo tem um ambiente preparado, um escritório”, pondera. Na Sulista, os colaboradores da área administrativa estão em regime de home office desde 17 de março e o departamento de recursos humanos teve a iniciativa de levar a cadeira de trabalho que os colaboradores usam no escritório, até suas casas, para que se sintam mais confortáveis e trabalhem em ambiente adequado. Desde maio, os colaboradores também tem acesso à ginástica laboral a distância. A equipe foi motivada a fazer cursos de capacitação, e faz reuniões frequentes para manter as estratégias alinhadas. Por sua vez, os motoristas tem a saúde monitorada e seguem um rígido Protocolo Interno de Segurança, elaborado especialmente na pandemia, para que se protejam, evitem o contagio e possam rodar com segurança. Confira a live na íntegra:
 
Ver essa foto no Instagram
 

Uma publicação compartilhada por Sulista Logística (@sulista.logistica) em